Como evitar prejuízos na colheita?

A eficiência da sua fazenda está ligada à maneira que são realizadas as atividades diárias agrícolas.  Evitar os prejuízos na colheita é uma atitude muito importante a ser tomada, para isso, calcule as perdas da colheita.

Já pararam para pensar quais são as perdas na colheita e como podem acontecer?

Perdas na colheita

Os prejuízos na sua colheita deve-se a vários motivos.  No entanto, cabe ao agricultor analisar diariamente a sua safra.

Pragas agrícolas: as pragas podem ser um fator que influenciam nas perdas da colheita, entretanto, faça o monitoramento no final do ciclo da cultura e o manejo para o controle das pestes.

Transporte: outro fator influenciador nos prejuízos é o transporte da carga.  O transporte até terceiros ou portos também acaba resultando em perdas.

Devido a estradas com péssimas condições e os caminhões carregarem mais carga do que realmente comportam, pode resultar em perdas.

Colheita não planejada: as perdas na safra podem estar ligadas ao mau planejamento da colheita. Um produtor que não calcula o tamanho da cultura, por exemplo, não saberá ao certo o número de maquinário que precisará, e isso causa problemas e perdas. O correto é conseguir colhedoras de terceiros e visualizar exatamente qual o tamanho da ceifa.

Evite perdas, planeje sua safra!

Para o planejamento inicial, recomendamos que o produtor rural:

  • Estime a produtividade e calcule o tamanho da área de plantio;
  • Faça previsão da colheita;
  • Verificar outras etapas do processo como: escoamento e colheita;
  • Manutenções para as operações agrícolas.

Controle da sua fazenda

O produtor rural deve buscar ferramentas que o auxilie no desenvolvimento da fazenda, inclusive no controle da colheita e prejuízos.

Já conhece o software ÁGILI? É um sistema que possibilita ao produtor o planejamento e o controle total e integrado das operações realizadas em sua fazenda, resultando em mais facilidade nas operações do campo.

Com o sistema ÁGILI, o agricultor poderá planejar sua colheita e evitar perdas, tudo com facilidade. O sistema integra os custos e lucros da colheita, e com isso, o gestor poderá ter acesso ao controle, tudo através de um celular ou tablet. O software automatiza a gestão das atividades agro, inclusive ajuda no controle da colheita.

Todo produtor sofre alguma perda mínima na colheita, mas podemos minimizar ao máximo essas perdas. Agora você sabe como identificar onde ocorre as perdas e como evitá-las.

Aproveite todas essas dicas para colocar em prática na sua colheita e conheça mais sobre o sistema de integração ÁGILI!

A Colmeia é representante do software ÁGILI para gestão e controle dos custos da sua safra. Com ele, você conseguirá visualizar todas as informações com eficiência e agilidade para lhe ajudar em suas decisões.

Conheça mais sobre a Colmeia Multisserviços!

Acesse: www.colmeiamultisservicos.com.br ou ligue (31) 4042-0595 ou (35)3222-3533.

 

By |2019-06-19T17:39:43+00:00Junho 19th, 2019|Blog|0 Comments

Leave A Comment