Como qualquer início da fase de contratação, basicamente se resume em balancear as necessidades e o orçamento disponível. O contratante possui diversas estratégias para aplicar, como contratar mais mão de obra com o mesmo orçamento ou pode optar por serviços com mais qualidade prestados por profissionais treinados e especializados para determinada função ou setor.

Nesse ramo da saúde, a terceirização vem quebrando tabu, empresas tradicionais já possuem governanças coorporativas preparadas para vistoriar cada detalhe entregue pelos serviços. O grande segredo é uma comunicação ampla e clara entre os colaboradores e contratos bem estabelecidos, a terceirização de forma algum deve ser imposta e sim negociada para que tenha um sentido.

A terceirização é uma tendência, com serviços orgânicos os custos mensais encarecem e folhas de pagamentos no fim do mês não fecham. Em especial, os hospitais costumam terceirizar setores críticos como segurança e limpeza, há necessidade de profissionais preparados que saibam cobrar e executar com eficiência suas determinadas funções.

Procedimentos podem ser apenas procedimentos havendo pequenos ajustes em cada setor, mas não podemos deixar de fora dessa conta o paciente, ou seja, pode-se haver uma empatia em contatos diretos, ninguém vem ao hospital porque quer, mas vem por estar passando por um momento difícil. Temos que lembrar que a recepção e o primeiro contato fica por conta dos profissionais, havendo a necessidade de um treinamento específico para o mesmo adquirir sensibilidade, rapidez, etc.

A inovação e a tecnologia devem vir acompanhadas do discernimento do que é funcional e necessário, para se evitar desperdícios em termos de utilização. Vale destacar-se a importância de tecnologias preventivas na segurança do setor de saúde, como por exemplo, softwares que identificam comportamentos suspeitos, presença de movimentação em locais e horários que supostamente deveriam se encontrar vazios ou até a detecção de roupas inadequadas, como a falta do jaleco em áreas clínicas restritas. Ao detectar alguma ocorrência o software envia sinais de alerta para uma segunda checagem ou obedecem a protocolos pré-estabelecidos, como uma chamada ao 190. A tecnologia proporciona agilidade, que pode ser decisiva para evitar maiores danos.

Na área de limpeza e manutenção, a tecnologia pode auxiliar no gerenciamento das operações com modificações nas atividades diárias de cada grupo no sistema, tudo exibido em um painel de controle.

O contratante pode monitorar toda a ordem de serviço, analisando o status de cada serviço de preventiva ou de correção. O sistema é um grande aliado, pois traz planos de ação para cada situação presente, gerando um serviço com maior agilidade e performance. Há possibilidade de integração com dispositivos móveis que promovem um analise imediata de pontos críticos através de uma central remota.

Vale ressaltar a importância dos benefícios gerados que podem percorrer todo o fluxo de operação e jornada do paciente que ali está, os executivos apontam melhoras desde a gestão profissionalizada, aumentando a eficiência e rentabilização até a avaliação da experiência do paciente, passando por um aporte de tecnologia mais facilitado.

Em um primeiro momento algumas empresas podem se sentir inseguras, porém existem várias maneiras de se amenizar o risco escolhendo um modelo na qual parte da operação passa a ser terceirizada e a outra permanecendo orgânica.

No modo geral a terceirização é vista como um ponto positivo, no Brasil e no mundo vem acontecendo a quebra desse paradigma há anos, na área da saúde a terceirização vem com um conceito novo para abrir a cabeça e receber o que mercado tem para oferecer.

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