Logo colmeiamultisservicos

Quer calcular o custo da sua safra? Nós temos a solução!

Calcular corretamente toda a produção e o custo da safra pode parecer complicado, mas nós iremos descomplicar todo o processo.

Temos a solução para calcular o custo da safra, independente do tamanho da área ou recursos financeiros. Muitos agrônomos e agricultores possuem foco na produtividade das culturas agrícolas.

No entanto, toda produtividade está diretamente ligada com a receita produzida. Com tudo, produzir mais com menos recurso é o sonho de todo produtor rural.

Lucro da safra

Para medir o lucro da safra, não basta só conhecer a receita, entretanto, é preciso saber os custos reais da produção agrícola.

Ainda assim, sem conhecer o custo de produção é impossível definir qual a margem de lucro obtida na venda do produto. Neste contexto, poucas propriedades rurais do Brasil, conhecem o custo real de cada atividade rural.

Cálculo

Para calcular o custo da produção agrícola, não basta apenas somar notas fiscais.

Contudo, os três métodos de cálculos para o custo de produção do Brasil, foram desenvolvidos pelo  Instituto de Economia Agrícola (IEA), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Entretanto, qualquer que seja o modelo adotado, é preciso pensar em como dar cumprimento. A cotação de produção agrícola normalmente é em reais por hectare.

Dicas para realizar uma boa estimativa de produção

Dicas finais para fazer uma boa estimativa de produtividade da lavoura de soja. Escolha sempre um ponto da lavoura como estimativa da produção. Aproveite espaços fora da área de amassamento por manejos de pulverização ou sobre curvas de nível e manchas de solo.

Ao estimar no estágio R5 (início do enchimento dos grãos), você poderá considerar as partes que vão estar no desenvolvimento normal até a colheita.

Interferências climáticas e naturais

A umidade do solo e o estresse por pragas, doenças e condições climáticas, podem interferir no valor de alguns componentes de rendimento, que resulta em produtividade menor do que estimada. O método adequado para estimar a produtividade da safra é muito útil para avaliar a lavoura.

Ainda tem dúvidas sobre como estimar a produtividade na cultura da soja?

A Colmeia apresenta um sistema integrado, de forma muito didática, que te auxilia como estimar a produtividade da soja através dos componentes de rendimento. Confira!

A Colmeia é representante do software ÁGILI para gestão e controle dos custos da sua safra. Com ele, você conseguirá visualizar todas as informações com eficiência e agilidade para te ajudar em suas decisões.

Conheça mais sobre a Colmeia Multisserviços, acesse: www.colmeiamultisservicos.com.br/#servicos-id ou ligue (31) 4042-0595 ou (35)3222-3533.

By |2019-06-14T19:07:58+00:00junho 14th, 2019|Uncategorized|0 Comments

Leave A Comment